Um pouco de história
A Tu Na D’ESTES, Tuna Mista da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, fez a sua estreia oficial, no dia 8 de Abril de 2002, na cerimónia da Entrega dos Diplomas da ESTeS Coimbra, referente ao dia da Escola.
Até então, na ESTeS Coimbra, havia-se tentado formar uma tuna mista mas cedo se desistiu. Mais tarde surgiu a hipótese de constituir uma tuna feminina e outra masculina mas também não resultou.
Foi então à terceira tentativa de se criar uma tuna na ESTeS Coimbra que, no ano de 2002, um grupo de doutores e caloiros se uniram com muita força, persistência e vontade de cantar e divertir para formar a Tu Na D’ESTES, tuna mista da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que teve a sua estreia no dia 8 de Abril, tendo como palco o auditório da ESTeSC. O objectivo era simples: ter uma tuna por mais amadora que fosse.
Inicialmente éramos poucos e os instrumentos eram dos próprios elementos, mas depois de algumas actuações e de, no ano seguinte, se terem cantado as primeiras janeiras a tuna conseguiu angariar fundos para a compra dos seus primeiros instrumentos. Ao longo destes anos a Tu Na D’ESTES foi crescendo em todos os sentidos seja, no número de elementos, no número de actuações, que vão desde as festas na escola, festas em aldeias, jornadas e festivais, como também no próprio repertório. Foi desta forma que conseguimos um lugar especial no seio da nossa escola e cidade assim como em diversos locais de norte a sul de Portugal.
De ano para ano a tuna continua a crescer e cada vez com mais força, persistência e vontade para cantar e mostrar aquilo que vale, tentado sempre o seu melhor. Foi desta forma que no ano de 2006 realizou se o I FAST’ À NOITE, primeiro festival de tunas mistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
E é assim que Tu Na D’ESTES com o seu espírito tem encantado e alegrado muito público por Portugal a fora.
E é assim que Tu Na D’ESTES com o seu espírito tem encantado e alegrado muito público por Portugal a fora.
É tão bom recordar os primórdios desta Tuna... lembro-me como se fosse hoje os momentos de alegre discussão sobre a escolha do nome... é bom saber que apesar de tudo tem um pouquinho de mim e dos que estavam na altura a trabalhar no que hoje cresce e tem vida... Continuem... Beijinhos. Tita (Saúde Ambiental)
ResponderEliminar